Codigo de Barras Nacional

Diferenças entre códigos EAN-13 e códigos UPC


Blog Código de Barras Nacional

 

Diferenças entre códigos EAN-13 e códigos UPC – Para descobrirmos a diferença entre os códigos EAN-13 e UPC devemos começar pela definição de cada um. Assim iremos conseguir encontrar e definir as suas principais características.

 

O padrão EAN-13 (European Article Number) ou também conhecido como GTIN-13 (Global Trade Item Number), é o código adotado e utilizado para produtos comercializáveis em varejo.
Assim todo produto que nós vemos e adquirimos no comércio, levam consigo, um código de barras EAN-13.
E porque apenas o EAN-13 é adotado para produtos e os outros não? Pois foi este, o padrão que o Brasil adotou, assim gerando uma uniformidade no sistema, o que irá evitar confusões e divergências.
Portanto, com o padrão EAN-13 o produto poderá entrar em praticamente todos os países do mundo, exceto EUA e Canada, justamente aí que entra o código UPC.

 

O código de barras padrão UPC (Universal Product Code) ou GTIN-12 (Global Trade Item Number), possui exatamente a mesma função que o padrão EAN-13 (GTIN-13), que é a de identificar produtos no comércio, mas ele é utilizado apenas nos EUA e Canada.
Outra diferença entre os dois padrões, é que um possui 13 dígitos (EAN-13/GTIN-13) e o outro possui 12 dígitos (UPC/GTIN-12).

 

Dessa forma, quando o seu produto for ser exportado para países que adotaram o padrão UPC, ele terá que possuir um código UPC único.

 

Esperamos que essas breves informações tenham lhe ajudado a dar os primeiros passos em um universo de possibilidades.

 

Para qualquer suporte referente a Código de Barras favor entrar em contato conosco, nós temos uma equipe altamente qualificada para lhe ajudar.

Diferenças entre códigos EAN-13 e códigos UPC


Publicado em 28/11/2016

Entre e contato e Saiba Mais!

Voltar para a página inicial do Blog