Codigo de Barras Nacional

código DUN-14

os códigos DUN-14 são exigidos no brasil e servem como identificação de caixas de transporte contendo seus produtos.

codigo-de-barras-dun-14

Código de Barras DUN-14

Os códigos de barras DUN-14, também conhecidos como EAN-14, ITF, e SCC, é o código de barras que identificará as caixas de transporte de seus produtos. Quando sua empresa envia seu pedido aos lojistas, eles irão receber as caixas contendo seus produtos dentro, ao invés de abrir caixa por caixa, e fazer a leitura do código de barras EAN-13 de cada produto individual, o código DUN-14 irá do lado de fora da caixa, e fazendo a leitura desse código, o lojista saberá exatamente qual o produto e a quantidade daquele produto que está dentro daquela caixa. Os códigos DUN-14 são gerados a partir da numeração dos códigos EAN-13 dos produtos transportados dentro das caixas, então você obrigatoriamente deverá ter um código EAN-13 em seus produtos para poder adquirir um código DUN-14.


Os benefícios dos códigos de barras DUN-14

Os benefícios são incalculáveis. A comercialização de seus produtos na rede varejista e atacadista, não apenas em sua região, mas também mundo a fora. Controle de estoque de sua empresa e controle de vendas de todos os seus produtos também são benefícios adquiridos graças aos Códigos de Barras. Os códigos DUN-14 são exigências também na hora de fechar contratos com médios e grandes mercados (os maiores exigentes dos Códigos DUN-14), e muito mais.


Quantidade de Códigos necessária

Funciona como os códigos EAN-13, um código por tipo de produto (neste caso o produto seria a caixa), porém existem algumas exceções.

  1. Caixas contendo diferentes quantidades de produtos: Se você envia as caixas contendo quantidades diferentes de produtos, por exemplo, uma caixa com 20 unidades e uma caixa com 60 unidades de um mesmo produto, você precisaria de 2 códigos DUN-14, um para a caixa com 20 unidades, e um para a caixa com 60 unidades.
  2. Caixas mescladas: Se você envia caixas contendo vários produtos diferentes dentro da caixa, você precisaria de um código DUN-14 Mesclado, que será gerado por nós, seguindo as normas e os padrões de uso.
  3. Produtos unitários - Se você transporta um produto unitário dentro de uma caixa, por exemplo um televisor, ou uma geladeira, o código DUN-14 deverá ser codificado de tal forma indicando essa especificação, que será gerado por nós, seguindo as normas e os padrões de uso.

Taxas e Cobranças

Todos os códigos de barras adquiridos com a COBAN são isentos de cobranças adicionais, adquirindo seus códigos conosco você estará fazendo a compra dos códigos DUN-14, pagando apenas uma taxa referente a quantidade de códigos, e não terá nenhum tipo de taxas de manutenção, nem taxas de associação.


Obrigatoriedade dos códigos DUN-14 em caixas de transporte

Assim como os códigos ENA-13 não são obrigados, os códigos DUN-14 também não são obrigados. Porém se essa for a exigência de seu cliente, sendo ele mercado, loja ou qualquer outro tipo de estabelecimento, sim você deverá adquirir seus códigos de barras DUN-14, caso contrário o cliente pode não assinar contrato com sua empresa, ou ainda pior, poderá quebrar seu contrato já existente.


Requerimentos para aquisição (Pessoa Jurídica ou Pessoa Física)

Nós da Código de Barras Nacional acreditamos que todo o tipo de empresário, com CNPJ ou não, deve ter acesso aos códigos de barras, criando assim a possibilidade do crescimento a pequenos empreendedores, sendo assim possível a aquisição dos Códigos DUN-14 em nome de Pessoa Jurídica (CNPJ) e Pessoa Física (CPF).


Envio de Dados e Informações de Produtos

Nós precisamos apenas os Códigos EAN-13 dos produtos que irão dentro das caixas e as especificações das caixas incluindo: quantidade de produtos dentro das caixas, variantes das caixas (caixa com 20 unidades, caixa com 50 unidades.), se a caixa for mesclada ou se for de um produto unitário. As demais informações das caixas serão cadastradas junto aos códigos DUN-14 no sistema PDV (Ponto de Vendas) do lojista. Cada lojista terá um sistema diferente, e cada um deles terá que fazer o mesmo processo de cadastramento dos códigos DUN-14.


Próximo passo após aquisição dos códigos de barras DUN-14

O próximo passo será a impressão de seus códigos de barras direto nas caixas de transporte de seu produto. Caso as caixas já estiverem prontas, nós podemos te ajudar. A COBAN oferece um excelente serviço de impressão, com etiquetas impressas em alta qualidade por equipamentos e materiais de primeira. Visite nossa página de etiquetas. Após a impressão, você deverá informar seus clientes as informações das caixas (quantidade e tipo de produto existente nas caixas), junto a numeração dos códigos DUN-14, assim eles irão fazer o cadastro, e iniciar as vendas.


Formas de Pagamento

Em parceria com a Cielo, nós aceitamos Cartões de Crédito, Cartões de Débito, e também Depósito em Conta.


Tempo de Produção e Entrega

O tempo seria de no máximo 2 horas, contanto que o pedido seja feito das 8 às 18 horas, de Segunda a Sexta-feira, caso seu pedido seja feito fora de horário comercial, você irá recebe-los no próximo dia útil. Seus códigos serão entregues via e-mail, anexados em formatos de imagens.


Cores aceitas na impressão dos Códigos DUN-14

O mais usado seria o preto (barras) e branco (fundo), porém algumas outras cores podem ser adotadas se preciso. Você pode usar cores com tons mais claros no fundo, e cores com tons mais escuros nas barras. Evite cores tropicais, como laranja, vermelho, e vinho, pois o lazer utilizado no leitor é vermelho, podendo causar um erro na leitura. Aconselhamos sempre a testar a imagem final antes de imprimir seus códigos em grande escala.


Processo de Impressão

A melhor maneira de imprimir os códigos de barras seria direto nas caixas. Caso as caixas já estiverem prontas, nós podemos te ajudar. A COBAN oferece um excelente serviço de impressão, com etiquetas impressas em alta qualidade por equipamentos e materiais de primeira. Visite nossa página de etiquetas para saber mais.