Codigo de Barras Nacional

Guia Código de Barras

A COBAN disponibiliza para seus clientes e usuários de seu site um guia sobre Códigos de Barras. Fique por dentro de normas, critérios e tudo o que envolve Código de Barras.

6 Passos que irão te ajudar no processo de aquisição dos Códigos de Barras:

1º passo Identificar a quantidade de Produtos: (cores, tamanhos, sabores, modelos, pesos...)
Cada apresentação de seu produto irá requerer códigos EAN-13/UPC distintos.
2º passo Cadastro da Empresa/Pessoa Física: Faça o cadastro de sua Empresa/Pessoa Física em nossa página: http://codigodebarrasnacional.com.br/solicite
3º passo Pagamento: Escolhe entre Cartão de Crédito, Cartão de Débito, ou Depósito Bancário.
4º passo Entrega: O tempo de produção e entrega dos Códigos será de no máximo 2 horas. (Para maiores informações leia o tópico "Tempo de Produção e Entrega").
5º passo Impressão: Imprima seus Códigos direto na embalagem de seus produtos, ou em etiquetas adesivas, e cole as etiquetas nas embalagens de seus produtos.
6º passo Cadastramento dos Produtos: Você irá cadastrar os seus produtos junto aos estabelecimentos que forem vender seus produtos (mercados, farmácias, padarias, e lojas em gerais). Cada estabelecimento terá um sistema chamado PDV (Ponto de Vendas Eletrônica), seu produto ficará cadastro no PDV de seus clientes, então ao fechar o cadastro com seu cliente, você irá fornecer os dados de seus produtos e a numeração dos Códigos EAN-13/UPC que representam esses mesmos produtos.

Os benefícios dos códigos de barras EAN-13/UPC

Os benefícios são incalculáveis. A comercialização de seus produtos em lojas e mercados, não apenas em sua região, mas também no Brasil todo, e mundo a fora. Controle de estoque de sua empresa e controle de vendas de todos os seus produtos também são benefícios adquiridos graças aos Códigos EAN-13/UPC. Os códigos são exigidos em alguns casos, como por exemplo certificações do Inmetro, onde seu produto seria aceito somente com o Código EAN-13/UPC. Marketing de sua marca por pesquisas online onde seus clientes possam achar seus produtos a venda em lojas próximas que os comercializam, ou mesmo em lojas virtuais, e muito mais.


Legislação e Critérios dos Códigos EAN-13/UPC

Todos os códigos de barras EAN-13/UPC vendidos pela COBAN são oficiais. Para um código de barras ser oficial, ele deve obrigatoriamente ser emitido pela GS1. Todos os nossos códigos de barras EAN-13/UPC são emitidos diretamente com a GS1, a grande diferença é que com nossa empresa você estará adquirindo seus códigos de forma individual, sendo assim isento de cobranças adicionais para mantimento desses códigos EAN-13/UPC, isso mesmo, você não paga nenhuma taxa de manutenção para usar os códigos.


TAXAS E COBRANÇAS

Todos os códigos de barras adquiridos com a COBAN são isentos de cobranças adicionais, adquirindo seus códigos conosco você estará fazendo a compra dos códigos EAN-13/UPC, pagando apenas uma taxa referente a quantidade de códigos, e não terá nenhum tipo de taxas de manutenção, nem taxas de associação.

Obrigatoriedade dos códigos EAN-13/UPC em produtos

Não existe nenhuma lei que obrigue você a obter códigos EAN-13/UPC para seus produtos, porém se essa for a exigência de seu cliente, sendo ele mercado, loja ou qualquer outro tipo de estabelecimento, sim, você deverá adquirir seus códigos de barras EAN-13/UPC, caso contrário o cliente pode não assinar contrato com sua empresa, ou poderá quebrar seu contrato já existente.


Requerimentos para aquisição (Pessoa Jurídica ou Pessoa Física)

Nós da Código de Barras Nacional acreditamos que todo o tipo de empresário, com CNPJ ou não, deve ter acesso aos códigos de barras, criando assim a possibilidade do crescimento a pequenos empreendedores, sendo assim possível a aquisição dos Códigos EAN-13/UPC em nome de Pessoa Jurídica (CNPJ) e Pessoa Física (CPF).


Quantidade de Códigos EAN-13/UPC necessária

Depende da quantidade de produtos e quantidade de variações desses produtos. A norma é que cada tipo de produto tenha seu próprio código de barras, por exemplo, se você produz refrigerante, cada sabor, e cada medida requere um código diferente. Por exemplo refrigerante de laranja e refrigerante de limão, vendidos em latas de 350ml e garrafas de 1L. Seriam 4 códigos de barras, 1 código para refrigerante de laranja em lata de 350ml, 1 código para refrigerante de limão em lata de 350ml, 1 código de barras para refrigerante de laranja em garrafa de 1L, 1 código de barras para refrigerante de limão em garrafa de 1L. Porém se você vender um engradado de refrigerante com 12 unidades, e outro com 24 unidades, mais códigos de barras EAN-13/UPC deverão ser adquiridos para indicar as variações dos engradados.


Aceitação dos Códigos de Barras EAN-13/UPC

Os códigos EAN-13 obtidos com a COBAN serão aceitos em todo o Brasil e mundo, exceto EUA e Canadá, neste caso voê deverá adquirir códigos UPC, só assim seus produtos serão aceitos nos EUA e Canadá.


formas de pagamento

Em parceria com a Cielo, nós aceitamos Cartões de Crédito, Cartões de Débito, e também Depósito em Conta.


Tempo de Produção e Entrega

O tempo seria de no máximo 2 horas, contanto que o pedido seja feito das 8 às 18 horas, de Segunda a Sexta-feira, caso seu pedido seja feito fora de horário comercial, você irá recebe-los no próximo dia útil. Seus códigos serão entregues via e-mail, anexados em formatos de imagens.


Próximo passo após aquisição dos códigos de barras EAN-13/UPC

O próximo passo será a impressão de seus códigos de barras na embalagem do produto, ou em etiquetas adesivas caso as embalagens já estejam prontas. Caso as embalagens já estiverem prontas, nós podemos te ajudar. A COBAN oferece um excelente serviço de impressão, com etiquetas impressas em alta qualidade por equipamentos e materiais de primeira. Visite nossa página de etiquetas.


Envio de Dados e Informações de Produtos

Não será necessário o envio de nenhum dado ou informação de seu produto, nós precisamos apenas das informações da empresa (ou pessoa física) que será responsável pelos códigos, e informações de contato. As informações dos produtos serão cadastradas junto aos códigos de barras no sistema PDV (Ponto de Vendas) dos lojistas que irão vender seus produtos. Cada lojista terá um sistema diferente, e cada um deles terá que fazer o mesmo processo de cadastramento dos produtos junto aos códigos EAN-13/UPC. Esse cadastro normalmente será feito após o contrato assinado entre sua empresa e o comprador (lojista ou distribuidor).


Medidas e tamanhos dos códigos EAN-13/UPC

Nós enviamos seus códigos EAN-13/UPC no tamanho padrão, porém se você precisar mudar as dimensões, você pode dobrar o tamanho padrão, ou diminuir em até 80% o tamanho padrão. O importante é saber que a altura das barras não será tão importante quanto a largura, pois o lazer do leitor que irá escâner as barras é bem fino. Mudando a largura drasticamente você pode distorcer ou até modificar os códigos, dando erro na hora da leitura. Por isso aconselhamos sempre testar a imagem final antes de imprimir seus códigos em grande escala. Segue abaixo os tamanhos aproximados:


Pequeno (altura x comprimento) Médio (altura x comprimento) grande (altura x comprimento)
1,30 cm x 4,50 cm 2,50 cm x 3,80 cm 2,55 cm x 6,35 cm

Cores aceitas na impressão dos Códigos EAN-13/UPC

O mais usado seria o preto (barras) e branco (fundo), porém algumas outras cores podem ser adotadas se preciso. Você pode usar cores com tons mais claros no fundo, e cores com tons mais escuros nas barras. Evite cores tropicais, como laranja, vermelho, e vinho, pois o lazer utilizado no leitor é vermelho, podendo causar um erro na leitura. Aconselhamos sempre a testar a imagem final antes de imprimir seus códigos em grande escala.


Processo de Impressão

A melhor maneira de imprimir os códigos de barras seria direto na embalagem de seu produto. Caso as embalagens já estiverem prontas, nós podemos te ajudar. A COBAN oferece um excelente serviço de impressão, com etiquetas impressas em alta qualidade por equipamentos e materiais de primeira. Visite nossa página de etiquetas para saber mais.